REGULAMENTO GERAL



I – CAMPEONATO ESTUADANTIL DE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE CAMPO DO CEGEL-

 REGULAMENTO GERAL- 2013

DA DENOMINAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Art. 1º – O I- Campeonato Estudantil de Seleções de Futebol de Campo-  será organizado e promovido pelo CEGEL –Centro de Ensino Médio- Gov. Edison Lobão-Cegel, por meio da Área de Códigos e Linguagem – Educação Física.

DO OBJETIVO

Art. 2º – O Evento tem como objetivo proporcionar a participação e a integração sócio esportiva entre a comunidade escolar por meio de atividades desportivas, contribuindo para o desenvolvimento do princípio do “fair play” no esporte que visa a participação, a integração, a solidariedade, a coletividade, a cooperação e a ludicidade, além de oferecer um intercâmbio de experiências entre os participantes.

DA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º – O Evento será aberto a participação de todos os alunos (as) regularmente matriculados (as) no Estabelecimento de Ensino, dos turnos matutino e vespertino.

Art. 4º - As equipes/seleções participantes serão formadas por séries.

Parágrafo Único – Fica proibida, sob pena de desqualificação, a participação de alunos (as) de turnos e séries  diferentes para compor outras turmas/equipes que não seja a sua de origem. .

DA INSCRIÇÃO

Art. 5 º-  As inscrições serão feitas por meio dos representantes de equipes e supervisionados  pela Coordenação do Evento.

DA MODALIDADE ESPORTIVA

Art. 6º- No evento será oferecida a seguinte modalidade, sexo, categorias  e seus respectivos números de participantes:

1-    Futebol de Campo- Masculino: 04- Equipes/Seleções por Séries/Turnos- Participantes: 16 no mínimo e 20 no máximo.

2-    Futebol de Campo- Feminino – 02 Equipes/Seleções por Séries/Turnos-  Participantes : 12 no mínimo e 16 no máximo.



DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS

Art. 6º - Todos os jogos serão realizados de acordo com as regras da modalidade, com algumas  alterações :

a-    No masculino, na fase de classificação, serão 02(dois) tempos de 10(dez) minutos e intervalos de 5(cinco) minutos e 01(um) pedido de tempo a cada etapa de jogo de 2(dois) minutos.

b-    No feminino, na fase de classificação, será de  02 tempos de 15 e intervalos de 5 minutos, 01 pedido de tempo a cada etapa de jogo de 2 minutos.

Art. 7º –  Todos os jogos serão realizados nos Campos de Futebol da Escola, em data e horário predeterminado pela comissão.

Art. 8º-As equipes deverão comparecer para o jogo, devidamente uniformizada, ou seja, camisas numeradas, shorts ou calções, chuteiras e caneleiras.

Parágrafo Único – Para a realização dos jogos, a arbitragem ficará a cargo dos Professores de Educação Física, dos alunos-árbitros e/ou árbitros convidados.

Art. 9º - As substituições poderão ser feitas a cada momento e será feita próxima à mesa de apoio; no feminino terá direito ao retorno ao campo de jogo à aluna substituída e no masculino terá direito até 7 (sete) substituições.

Art. 10 º - A mesa será composta por 01 mesário, 01 cronometrista, 01 árbitro, 02 Auxiliares e 02 gandulas.

Art. 11º - Em cada partida realizada a pontuação será da seguinte forma para efeito da contagem geral dos pontos:

a - Vitória – 03 pontos
b - Empate – 01 ponto
c - Wx0 –       03 pontos

Art. 12º - Em caso de empate geral na contagem geral, os critérios de desempate, da modalidade, ou seja, nas fases serão os seguintes:

1º - Menor número de advertências
2º - Maior saldo de gol’s vencidos
3º - Confronto direto (duas equipes)
4º - Sorteio




Art. 13º - A equipe que causar Wx0 será eliminada do evento.
Parágrafo Único – É considerado Wx0 nas seguintes situações:

- Ausência da equipe
- Atraso da equipe- Insuficiência de alunos (as)-atletas na equipe.
- A não participação de todos os jogadores (as) inscritos na modalidade em cada jogo.

Art. 14º - Para cada jogo marcado, haverá 10(dez) minutos de tolerância somente para o 1º jogo. Caso ocorra Wx0 na primeira partida, o jogo subsequente será realizado após o tempo que estava previsto o primeiro jogo.

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 15º - O sistema de disputa será por Formação de Chaves Simples durante a Fase de Classificação.

DA PREMIAÇÃO   

Art. 16º - Serão premiados  o 1º, 2º e 3º colocados da modalidade  com troféus e medalhas no final do evento.

Parágrafo Único – Somente os alunos-atletas receberão premiação.

DO CARÁTER DISCIPLINAR E PENALIDADES

Art. 17º - O aluno (a) que causar algum problema durante a realização do jogo, seja dentro ou fora de campo, receberá punição e as equipes participantes de sua turma perderão pontos na contagem geral, conforme a Comissão Disciplinar.

Art. 18 º - A Comissão Disciplinar  será formada por:
- Direção de Escola
-Coordenação Pedagógica
- Coordenação Geral
- Alunos Representantes de Turmas

Art. 19º - O aluno-atleta que receber cartão vermelho e/ou 02 cartões amarelos, em qualquer jogo, ficará automaticamente suspenso da próxima partida da modalidade e sujeito a punição de acordo com a comissão disciplinar.

Parágrafo Único – O aluno-atleta que receber 02 cartões vermelhos ficará automaticamente fora do evento.

Art. 20º- As equipes que não apresentarem uma postura adequada durante o evento estará sujeito a punição.



DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 21º - Qualquer contestação durante os jogos realizados deverá ser encaminhada à Coordenação, via Recurso por escrito, até 24 horas após o ocorrido.

Art. 22º - Os casos omissos serão analisados, julgados e resolvidos pela Comissão Geral do Evento, formada pelos  Professores(as) de Educação Física.

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